sábado, 8 de junho de 2013

Síntese da aula 13 (06/06/2013)


A aula iniciou com o professor Dennys comentando a falta de participação da turma no blogue e pedindo que tivesse mais interação e mais comentários em relação ao que é postado. 
É importante lembrar que foi requisitado a criação de questões sobre os sentidos da fração (aula 11), para debate em sala de aula e levantamento de dúvidas.
No conteúdo da aula 13 falamos um pouco sobre o Tratamento da Informação, comentamos sobre Estatística, Combinatória e Probabilidade e a relação delas com as tabelas e gráficos.

Para entender melhor, vamos à definição;
  • Estatística: é a ciência que utiliza-se da teoria probabilística para explicar a frequência da ocorrência de eventos.

  • Combinatória: é um ramo da Matemática que estuda coleções finitas de objetos que satisfaçam certos critérios específicos, preocupando-se, particularmente, com a contagem desses objetos.

  • Probabilidade: é a forma de testar possibilidades ou ocorrência de eventos (simultâneos ou independentes) utilizado na Matemática.

É lógico que para que haja informação , deve haver um meio em que ela está inserida para então ser direcionada a nós, leitores. Há vários tipos de meios tais como, enunciado informativo, tabelas e gráficos etc.
Dentre eles destacaremos Tabelas e Gráficos , pois foi o tema da nossa aula.
  • Tabela: é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas. Tipos: simples ou dupla entrada.

  • Gráfico: é a tentativa de expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos. Tipos: pictóricos, colunas, barras, setores e linhas.

Por fim, é necessário ter conhecimento sobre o tratamento da informação e dos meios em que essas informações estão inseridas, pois esse conhecimento torna-se muito mais social, uma vez que você ou algum parente ou amigo podem ser representados por tabelas ou gráficos de alguma pesquisa ou censo sobre algum determinado tema. Convivemos com a dificuldade de visualizar e entender esses gráficos ou conhecemos alguém que a tenha e muitas vezes são dados importantes para nos manter informados e ,provavelmente, buscar melhorar ou vivenciar melhor o que está sendo exposto. Além, claro, de não ficarmos alheios do que acontece ao nosso redor.

No final da aula, a turma foi divida em equipes para criarem gráficos do mais variados tipos de temas, para que haja uma socialização entre a turma e um exercício de Tratamento da Informação. A tabulação e gráficos produzidos pelas equipes foram trocados. Essa atividade será complementada com a análise dos dados pelas equipes. Esse tratamento (e correção, quando for o caso) será postado no blogue, por um integrante de cada equipe, no dia 27/06.

Tipos de Tabelas:
  •  Tabela Simples:
  • Tabela de Dupla Entrada:

Tipos de Gráficos:

  • Gráfico de Linhas:


  • Gráfico de Colunas:


  • Gráfico de Barras:

  • Gráfico Pictórico ou Pictograma:
 

  • Gráfico de Setores:


Dupla:
Roberta Ligia 
Francisco Reinaldo

4 comentários:

  1. Reinaldo e Roberta,

    Agradeço a postagem! Complementei, apenas, com as indicações para a atividade que desenvolvemos ao final da aula e que deve ser postada no dia 27/06.

    Vamos aguardar os comentários dos colegas nessa e nas outras sínteses.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana meninos a síntese.
    Gostei em particular da atividade que fizemos ao final da aula, pois teve o envolvimento de todos, pois foi um assunto bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Síntese ótima! Retratou bem o conteúdo que foi trabalhado em sala.

    A parte inicial da aula, onde o Dennys quis saber o que a gente entendia por probabilidade, estatística e tal, foi meio capciosa, botou a gente para pensar mesmo.
    No entanto, a compreensão e construção de gráficos foi bem legal, possibilitou que muitas pessoas pudessem compreender melhor a informação que ali pode ser representada.

    ResponderExcluir