A aula iniciou com o professor Dennys comentando a falta de participação da turma no blogue e pedindo que tivesse mais interação e mais comentários em relação ao que é postado.
É importante lembrar que foi requisitado a criação de questões sobre os sentidos da fração (aula 11), para debate em sala de aula e levantamento de dúvidas.
No conteúdo da aula 13 falamos um pouco sobre o Tratamento da Informação, comentamos sobre Estatística, Combinatória e Probabilidade e a relação delas com as tabelas e gráficos.
Para entender melhor, vamos à definição;
É lógico que para que haja informação , deve haver um meio em que ela está inserida para então ser direcionada a nós, leitores. Há vários tipos de meios tais como, enunciado informativo, tabelas e gráficos etc.
Para entender melhor, vamos à definição;
- Estatística: é a ciência que utiliza-se da teoria probabilística para explicar a frequência da ocorrência de eventos.
- Combinatória: é um ramo da Matemática que estuda coleções finitas de objetos que satisfaçam certos critérios específicos, preocupando-se, particularmente, com a contagem desses objetos.
- Probabilidade: é a forma de testar possibilidades ou ocorrência de eventos (simultâneos ou independentes) utilizado na Matemática.
É lógico que para que haja informação , deve haver um meio em que ela está inserida para então ser direcionada a nós, leitores. Há vários tipos de meios tais como, enunciado informativo, tabelas e gráficos etc.
Dentre eles destacaremos Tabelas e Gráficos , pois foi o tema da nossa aula.
Por fim, é necessário ter conhecimento sobre o tratamento da informação e dos meios em que essas informações estão inseridas, pois esse conhecimento torna-se muito mais social, uma vez que você ou algum parente ou amigo podem ser representados por tabelas ou gráficos de alguma pesquisa ou censo sobre algum determinado tema. Convivemos com a dificuldade de visualizar e entender esses gráficos ou conhecemos alguém que a tenha e muitas vezes são dados importantes para nos manter informados e ,provavelmente, buscar melhorar ou vivenciar melhor o que está sendo exposto. Além, claro, de não ficarmos alheios do que acontece ao nosso redor.
No final da aula, a turma foi divida em equipes para criarem gráficos do mais variados tipos de temas, para que haja uma socialização entre a turma e um exercício de Tratamento da Informação. A tabulação e gráficos produzidos pelas equipes foram trocados. Essa atividade será complementada com a análise dos dados pelas equipes. Esse tratamento (e correção, quando for o caso) será postado no blogue, por um integrante de cada equipe, no dia 27/06.
Tipos de Tabelas:
- Tabela: é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas. Tipos: simples ou dupla entrada.
- Gráfico: é a tentativa de expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos. Tipos: pictóricos, colunas, barras, setores e linhas.
Por fim, é necessário ter conhecimento sobre o tratamento da informação e dos meios em que essas informações estão inseridas, pois esse conhecimento torna-se muito mais social, uma vez que você ou algum parente ou amigo podem ser representados por tabelas ou gráficos de alguma pesquisa ou censo sobre algum determinado tema. Convivemos com a dificuldade de visualizar e entender esses gráficos ou conhecemos alguém que a tenha e muitas vezes são dados importantes para nos manter informados e ,provavelmente, buscar melhorar ou vivenciar melhor o que está sendo exposto. Além, claro, de não ficarmos alheios do que acontece ao nosso redor.
No final da aula, a turma foi divida em equipes para criarem gráficos do mais variados tipos de temas, para que haja uma socialização entre a turma e um exercício de Tratamento da Informação. A tabulação e gráficos produzidos pelas equipes foram trocados. Essa atividade será complementada com a análise dos dados pelas equipes. Esse tratamento (e correção, quando for o caso) será postado no blogue, por um integrante de cada equipe, no dia 27/06.
Tipos de Tabelas:
- Tabela Simples:
- Gráfico Pictórico ou Pictograma:
- Gráfico de Setores:
Roberta Ligia
Francisco Reinaldo
Reinaldo e Roberta,
ResponderExcluirAgradeço a postagem! Complementei, apenas, com as indicações para a atividade que desenvolvemos ao final da aula e que deve ser postada no dia 27/06.
Vamos aguardar os comentários dos colegas nessa e nas outras sínteses.
[]s
Bem bacana meninos a síntese.
ResponderExcluirGostei em particular da atividade que fizemos ao final da aula, pois teve o envolvimento de todos, pois foi um assunto bem interessante.
Síntese ótima! Retratou bem o conteúdo que foi trabalhado em sala.
ResponderExcluirA parte inicial da aula, onde o Dennys quis saber o que a gente entendia por probabilidade, estatística e tal, foi meio capciosa, botou a gente para pensar mesmo.
No entanto, a compreensão e construção de gráficos foi bem legal, possibilitou que muitas pessoas pudessem compreender melhor a informação que ali pode ser representada.
oi, to em 2021 :/
ResponderExcluir