Equipe:
Ana
Cristina, Andrea Doria, Daniele Silveira, Jaqueline Bruno, Juliana Pompeu, Paula Amaro.
Análise
dos gráficos
Nossa
equipe se deteve em analisar os gráficos do grupo composto pela Aline Cristina,
Amanda de Oliveira, Bruna Isabel, Edilayne Maia, Ingrid Vanessa e Kassius
Augusto.
A
atividade em grupo constava de um questionário que deveria conter informações
sobre os alunos das próprias equipes, ou dos outros alunos que compunham a
turma, estas deveriam ser transformadas em gráfico ao final da atividade. Era
uma pesquisa acerca da quantidade de mulheres e homens, onde moravam, qual sua
ocupação, quais as notas na primeira e segunda chamada da avaliação, quais as
disciplinas que mais gostavam e que menos gostavam. Poderiam ser adicionadas
mais perguntas do interesse da equipe, porém nessa não percebemos a elaboração
de mais nenhum questionamento.
O
primeiro gráfico da atividade continha informações sobre o sexo dos alunos da
equipe (a quantidade de homens e mulheres). O gráfico foi feito em barras,
escolha favorável para demonstrar tal resposta. O que nos deixou um pouco
intrigados foi o porquê de marcar o número de homens até o 1, e o de mulheres
até o 8. Se o gráfico marca até 10 e temos um homem que representa 10% da
equipe, o percentual de mulheres deveria ser 90%. O correto para representar
este gráfico seria a marcação ir até o número 9.
O segundo
gráfico foi feito em colunas e trazia a informação de onde os componentes da
equipe moravam. A escolha do gráfico foi bastante positiva. Todos os
componentes disseram morar com os pais. A grande pergunta é “por que a coluna
cresce até o número oito se a amostra vai até o numero 10 e não há nenhuma
outra coluna na representação?”.
Quanto
à ocupação, foi escolhida a utilização do gráfico pictórico, mais comum de se
trabalhar com crianças, que utilizou desenhos diferentes para representar cada
ponto questionado. O campo informativo dos alunos que estudam está preenchido
por oito triângulos amarelos; em estágio, temos uma flor laranja; o campo
referente ao trabalho está em branco; o campo relacionado aos bolsistas
apresenta três bolas cor de rosa. Os números também estão um pouco confusos, mas
acreditamos que a intenção seria informa-nos que apenas 1 aluno estudava e
trabalhava, outros 3 estudavam e eram bolsista e os outros 4 só estudavam.
As
notas de avaliações da primeira e segunda chamada foram representadas em
gráfico de linhas onde os alunos são representados pelas letras A, B, C, D, E,
F e G, havendo uma repetição da letra E, cada uma com uma cor diferente.
Notamos que na primeira chamada todos os alunos representados tiraram notas
diferentes de seus colegas que variavam de 3,0 a 8,5. Já na segunda chamada
alguns alunos não precisaram fazer a prova, pois tinham tirado nota acima de 7,
permanecendo com a mesma nota da primeira chamada (alunos A, B e o 1º E). Os
alunos que fizeram a prova novamente todos tiraram notas acima de 7, alguns
ficaram com a mesma nota do colega, é o caso dos alunos B e C (8,5), A e G
(8,0), D, E e F (7,5), o 2º E obteve a nota 7, não sendo repetida por mais
ninguém. O aluno que conquistou maior crescimento foi o F que na primeira
chamada havia tirado nota 3,0 e na segunda tirou 7,5.
Quanto
à informação das disciplinas, as pessoas foram representadas por triângulos e
círculos. No campo “disciplinas que mais gostou” apresentaram-se as
disciplinas: Arte e educação (com 1 triângulo), Psicologia do desenvolvimento I
(com 1 triângulo), Psicologia do Desenvolvimento II (com 2 triângulos),
Filosofia da Educação (com 1 triângulo), Proc. De aprendizagem da criança com
deficiência visual (com 1 triângulo), Relações interpessoais (com 1 triângulo)
e Tecnologias da educação (com 1 triângulo). No campo “disciplinas que menos
gostou” apresentaram-se as disciplinas Met. Do Trabalho Científico (com 1
círculo), História da Educação II (com 3 círculos), Ludicidade (com 1 círculo),
Fundamentos da leitura e da escrita (com 1 círculo) e Educação Inclusiva (com 2
círculos). Os gráficos eram pictóricos e as disciplinas da amostra eram dos
mais variados semestres, uma boa sugestão para dar mais clareza ao gráfico
seria delimitar apenas um semestre, assim faríamos uma análise das disciplinas
de um semestre comum a todos.
Com os números apresentados nos gráficos, acreditamos que os questionamentos não foram respondidos apenas pelos membros da equipe, já que a equipe era composta por 6 membros e como amostra haviam 8 membros. Acreditamos que tenham indagado mais alunos da sala preservando a identificação dos mesmos. Todos os gráficos foram favoráveis para a representação das indagações contidas na atividade.
É realmente os gráficos vieram para facilitar as nossas vidas! Basta ler e interpretar!
ResponderExcluirConcordo plenamente Jaqueline! Cabe a nós saber utilizá-los adequadamente, caso contrário, ele não ajudará e sim dificultará a interpretação do leitor!
ResponderExcluirRecebido.
ResponderExcluirSó não entendi a observação quanto à amostra. Apesar da amostra deles serem 8, não é um "problema" representar no gráfico até o ponto 10. Ou vocês acham que isso iria dificultar o entendimento?
No mais, a análise também foi bastante interessante, pois não só "leu" o gráfico, mas comentou as informações.