quinta-feira, 20 de junho de 2013

Plano de Aula - Ana Cristina

17 comentários:

  1. O espaço diferente da sala de aula estimula a criança a participar da aula, pois é o que a metodologia propõe, a atividade diferenciada faz com que o aluno aprecie o conteúdo ministrado.
    O momento de socialização que as professoras propõe na hora da avaliação é bem vinda porque a maioria das crianças gostam de interagir, gostam de falar e nós educadores, sabemos que se deve deixar a criança se expressar, errando ou acertando, para que o aprendizado seja efetivado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Vanessa, mas contando como as crianças se comportam quando saem da sala de aula, acho que seria necessário mais de 1h/a

      Excluir
  2. O plano de aula na minha opinião foi bem elaborado,tem como diferencial levar as crianças para laboratórios de informatica onde eles sairiam do cotidiano de sala de aula, a motivação destes levaria a um bom rendimento educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Roberta! assim a aula seria bem dinâmica e produtiva!!!

      Excluir
  3. Parabéns....


    Se eu fosse uma criança do 2º ano e a professora me dissesse que iriamos ter aula no laboratório de informática eu ficaria muito feliz e ansiosa para a aula iniciar, além disso eu viria a aula de MATEMÁTICA como uma aula divertida.

    O que significa que jogos educativos é uma boa proposta de aprendizagem, claro que essa proposta deve ser orientada por um professor e posteriormente reforçada para que a criança não veja aquele jogo como uma simples brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudivânia. Como você mencionou é importantíssima a orientação do professor, é ela que fará toda a diferença. A atividade não pode ser vista apenas como uma bricandeira, mas sim como um exercício de interesse do aluno que o estimule na busca de novas aprendizagens.

      Excluir
  4. Bastante interessante o plano de vocês! Propor uma aula, extra sala é sempre muito diferente para as crianças, permite que os alunos saiam da rotina, tornando a aula mais dinâmica. Essa forma de trabalhar utilizando tanto o laboratório, como jogos ligados a matemática, permite que a criança aprenda o conteúdo de forma mais clara de forma lúdica. Por isso a importância do professor saber trabalhar e utilizar essas diversas ferramentas.

    ResponderExcluir
  5. Plano de aula muito bom !! A escolha do jogo a ser utilizado foi bastante significativa, pois percebemos que o jogo propicia o raciocínio lógico da criança em dar respostas imediatas mediante aos cálculos que aparecem na tela. Só é preciso atentar se esse jogo não estimula a resposta direta, o algoritimo** (acho que é assim, rs)que o professor sempre estarmos atento :D

    ResponderExcluir
  6. Acho importante a escolha de jogos, já que é um recurso que atrai a atenção das crianças. Acredito que seja uma forma mais fácil de trabalhar certos conteúdos.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Claudivânia, tanto no ensino fundamental como no ensino médio quando o profesor nos levava para o laborátorio era uma alegria só. Isso aumenta o interesse, a curiosidade do aluno pela aquela aula diferentee consequêntemente um aprendizado maior. Falo isso por experiência própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesma felicidade que vocês tinham. Só em estar trabalhando com recursos tecnológicos, já despertamos interesse sobre o assunto. O que só aumenta o interesse e a curiosidade...

      Excluir
  8. Gostei bastante do tuxtmat, porém acredito que deve haver uma intervenção maior do professor para que possa ser uma atividade construtivista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Brena, atividade no computador não significa que será inovadora e interessante, para ser diferente e empolgante tem que ser muito mais que isso!!

      Excluir
  9. É muito interessante esse momento de socialização ao final da aula para esclarecimento das dúvidas, visto que é algo que só encontramos na universidade, vejo uma preocupação por conta da equipe em mudar esse método tradicional de matemática que por tantas vezes é criticado e que por muitas nada se faz para mudar, acho muito interessante essa proposta que vejo como um pontapé inicial de “ensinagem” da matemática por parte da equipe em sala de aula. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Recebido.

    Todos os objetivos focam as ações docente;
    O software educativo livre escolhido é instrucionista e por isso, limitado. Além disso, ele é uma tabuada divertida. Não confundir isso com inovação. Entretanto, ele foi escolhido com clareza disso. Só acho necessário colocar no plano a intenção de sua escolha em relação à tabuada e listas de exercícios no papel e caneta. No mais, o plano está bem articulado.

    ResponderExcluir
  11. O plano de aula traz para criança que o computador pode ajudar na sua aprendizagem e não apenas para utilizar a internet e para diversão!

    ResponderExcluir
  12. O plano de aula está muito bem articulado, sair da sala de aula convêncional utilizando assim recursos que dinamizem a aula, sempre com a intervenção do professor é valido para a construção do conhecimento do aluno. Achei o tempo proposto reduzido para o desenvolvimento das atividades. Aline Morgana

    ResponderExcluir