terça-feira, 18 de junho de 2013

Síntese da aula 14 (13/06/2013)


A aula do dia 13 de junho foi ministrada pelo Prof. Leno, data essa singular, pois por conta da paralisação dos ônibus só puderam vir cerca de 15 pessoas; além do fato de o professor Dennys Leite não poder acompanhar a aula, já que teria que participar de uma reunião de um projeto na UFC, representando a UECE.

O uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática foi o tema da aula, diversificando assim das aulas anteriores dessa disciplina, abordando não somente o uso de materiais reais (manipuláveis), como o ábaco aberto e o material dourado, mas algo além que é a questão da interação dos meios de comunicação, principalmente o uso de computadores, para a melhoria do ensino.

No primeiro momento da aula foi pedido para que entrássemos no site www.tinyurl.com/form-2013-1 e respondêssemos a um questionário (Informática e o ensino da Matemática). Nele havia algumas perguntas como a questão do semestre e a faixa etária, além de perguntas que envolviam a “SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA”, o USO E ACESSO A COMPUTADORES, a “FORMAÇÃO PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS” e as “TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA”.

Logo em seguida foi ressaltada a questão de como poderíamos fazer para utilizarmos as tecnologias dentro da sala de aula, de como é importante o PCN e o RCN para a educação, e que por isso muitos professores não conseguem entender a utilização da sequência dos conteúdos dos livros.

Foi nos mostrado que na maioria das vezes as tecnologias “analógicas”, como por exemplo o material dourado, dentro de uma sala de aula é ilimitado por conta da quantidade, geralmente não tem para todos, já nas tecnologias digitais, como o computador, é possibilitado que todas as crianças manipulem esse material através do uso de um mouse. O uso da internet para os professores possibilita que passam trocar informações importantes sobre suas aulas.

Na Matemática é relevante relacionar o significado com a linguagem, devido ao fato de não ser muito fácil ensinar algo que não se possa pegar, algo representativo.

É comum em aulas tradicionais que o aluno perca a atenção, como vimos nesse vídeo do Chaves (ver abaixo) demonstrando mais um ponto positivo das tecnologias, que auxiliam na tentativa de chamar a atenção dos alunos, pois muitos já são nativos digitais, ou seja, já são acostumados a, por exemplo, manipularem um computador, possibilidade essa pertinente já que estimula a autonomia das crianças.

O Prof. Leno também nos apresentou portais de acesso a objetos de aprendizagem (OA) com o intuito de propor uma atividade que consiste na elaboração do plano de aula referente a Matemática que utilize algum recurso didáticos digital, dividiremos a sala em 4 equipes e sistematizaremos os tópicos do plano em slides para que possamos apresenta-lo na nossa ultima aula.

Gostaria de acrescentar que a aula foi pertinente, principalmente para essa nossa disciplina. Indico, para mais informações sobre a produção do plano de aula, que dêem uma olhada nos slides disponibilizados no dia 13/06.

Kamilla de Oliveira Pinheiro

4 comentários:

  1. É interessante como esse assunto casa muito bem com as disciplinas já vistas no curso de pedagogia que,também abordam essa questão do uso de algumas tecnologia digitais no ensino.

    ResponderExcluir
  2. Dennys qual os encaminhamentos para o próximo encontro 20/06? Se não me engano, ficamos com uma atividade de elaboração de plano de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carliane,
      A proposta é terminarmos os planos no próximo encontro.
      []s

      Excluir