quinta-feira, 27 de junho de 2013

Analise dos Gráficos - Amanda Duarte

Os gráficos analisado por nossa equipe são bastante claros em relação a sua leitura, cremos que para a criança tal leitura seja também compreensível. Foram utilizados diferentes tipos de gráficos, como: barras, pcitorico, colunas e setores. As legendas estão identificáveis e estão de acordo com os resultados dos gráficos.
O primeiro gráfico apresenta o sexo o semestre dos entrevistados, para a representação foi utilizado o gráfico de colunas. Percebemos que o grupo entrevistado pela pesquisa pertenciam ao mesmo sexo e cursavam o mesmo semestre.


Os gráficos seguintes estão relacionados com as disciplinas cursadas pelos alunos considerando as disciplinas que eles mais gostaram e que menos gostaram. Neste tópico os resultados foram representados pelos gráficos de setores. Primeiramente vieram gráficas das disciplinas que os entrevistados mais gostaram, as disciplinas apontadas são referentes ao mesmo semestre e são consideradas quatro disciplinas, que são: Matemática I, Legislação do ensino, Psicomotricidade e Português. Desse modo o gráfico aponta que 50% dos entrevistados consideraram Português I como disciplina que mais gostou e os outros 50% apontam para a disciplina de Psicomotrcidade, percebemos que nenhum dos entrevistados optou por Matemática I e Legislação.

            Com relação às disciplinas que os entrevistados menos gostaram a equipe só faz atentar que as mesmas disciplinas elencadas no primeiro questionamento deveriam está presente no segundo, pois aqui só são apresentadas as disciplinas de Matemática I e Legislação do ensino. Com relação a sua leitura pudemos observar que 83,3% dos alunos apontam a disciplina de Legislação do ensino como a que menos gostaram e 16,7% apontam para Matemática I.


            O terceiro levantamento feito pela equipe refere-se com quem os entrevistados moravam, o modelo de gráfico escolhido para a apresentação dos resultados foi o pictórico, que é o mais recomendável para crianças já que sua leitura é bem clara. Nessa perspectiva os resultados são apresentados através de desenhos, assim sendo, foi utilizados desenho de bonecos para representar cada entrevistado pela equipe. Com relação ao gráfico são apresentadas cinco opções e maior parte das respostas refere-se à “com os pais” contabilizando o total de cinco pessoas já a opção “sozinho” apresenta somente uma pessoa.

O próximo gráfico apresenta a ocupação dos entrevistados, são consideradas quatro alternativas (estuda, bolsista, estágio e trabalha). A leitura do gráfico tornou-se um pouco confusa, cremos que a intenção seria na verdade apontar mais de uma ocupação pelos entrevistados.

O ultimo gráfico apresenta o desempenho dos alunos em relação a prova de matemática considerando a 1º e a 2º chamada. O gráfico utilizado para representação foi o de linha. Quantos as notas, os alunos que apresentaram resultados acima de sete na primeira mantem a mesma nota na segunda, por exemplo, Daniele (7 e 7), Ana Cristina (9,5 e 9,5) e Jaqueline (10 e 10) entre os que apresentaram resultados abaixo de sete na primeira chamada tiveram um desempenho considerável na segunda, por exemplo, Juliana (3,5 e 7,5), na primeira chamada duas alunas obtiveram a mesma nota e apresentaram desenvolvimentos diferentes com relação a segunda chamada são elas: Andreia (3,5 e 10) e Paula (3,5 e 5). Destaque para a aluna Andreia que obteve o maior desenvolvimento de uma fase para a outra e Jaqueline que manteve o mesmo e maior rendimento nas duas chamadas entre os entrevistados.


Analise feita pela seguinte equipe:
Amanda de  Oliveira
Aline Cristina
Bruna  Isabel
Edilayne Maia
Ingrid Vanessa
Kassius Augusto

3 comentários:

  1. Excelente essa análise!! Gráficos claros (apesar da diversidade apresentada em suas formas), e de fácil compreensão...

    ResponderExcluir
  2. Recebido.
    Muito boa a análise. Além de tratar os dados, comentaram.
    A curiosidade é saber quem representa(m) aqueles 16,7%! rsrsrs!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! As representações estão bem claras, de fácil compreensão, e como o Professor disse ainda têm os comentários.
    Parabéns à equipe! :)

    ResponderExcluir