segunda-feira, 27 de maio de 2013

Síntese da aula 12 (23/05/2013)


A aula começou com o professor Rodrigo, o qual substituiu o professor Dennys devido à uma viagem que teve que fazer. Assim, a aula foi ministrada pelo professor de matemática Rodrigo e pelo Leno.

Rodrigo fez uma discussão teórica sobre frações, e apresentou as seguintes questões :

1-Um bolo foi dividido em 10 partes iguais, e eu comi 2/10 desse bolo. 


Significado : 02 fatias de um bolo dividido em 10 fatias, 20% do bolo.
Através dos questionários feito pelo professor, a turma identificou que a fração era própria.
E 10/10(parte-todo) menos 2/10, sobraram 8/10, o que a torna decimal e equivalente a 1/5.

2- Em uma salada de frutas, para cada três laranjas coloca-se duas bananas.


Significado: 3/2, identificamos que é uma fração imprópria e irredutível.

3-Tenho 6 pães para serem igualmente distribuídos entre 5 pessoas. Cada pessoa receberá 6/5 dos pães.

Significado:  
4- Quero multiplicar o número 3 por outro modo de obter resultado igual a 8. Que número devo usar?

3.P=8 (Operador)
P= 8/3 
3P = 3/1 . 8/1
24/3=8

O professor explicou porque o número que está de um lado multiplicando passa para o outro lado dividindo.   Na verdade, todos os números estão sendo divididos por 3 ex.: 
3.P/3=8/3 onde ficaria 1P=8/3C
O número 1 ao lado do P é desnecessário mas se o aluno quiser usar devemos aceitar, pois ele está desenvolvendo o próprio raciocínio.



Após a explicação e resolução de cada uma das questões, a sala foi dividida em grupos para que com o auxílio do material dourado fossem apresentadas cinco diferentes exemplos de frações equivalentes.



1ª Equipe:
6/8; 12/16; 18/24; 24/32; 30/40; 36/48

2ª Equipe:
10/100; 20/200; 20/10; 4/2; 10/5

3ª Equipe:
2/3; 4/6; 6/9; 8/12; 20/30

4ª Equipe:
1/5 e 2/10; 1/2 e 5/10;  10/2 e 20/4; 1/10 e 10/100; 2/2 e 4/4

5ª Equipe:
4/8 e 1/2; 4/10 e 2/5; 5/20 e 1/4; 3/9 e 1/3


Depois disso, a sala foi novamente dividida, mas dessa vez em duplas. Cada dupla tinha o dever de ir a um gráfico desenhado no quadro, escolher uma das opções de fração e colocá-las no seu respectivo lugar na reta de 0 à 10
As frações e as duplas foram as seguintes:
3 1/3- Brena e Kamilla
7/7- Edilayne, Bruna e Jackeline
9/5- Aline M. e Amanda C.
2/3- Daniele e Juliana   
1+1/100- Giselle e Claudiovana
0,75- Amanda D. e Vanessa
1,3- Andrea e Camily
2,03- Paula e Ana Cristina
2.1/10- Kamilla e Reynaldo
1,15- Sâmia e Liliane
2,5- Paloma e Jaíne
2,70-  Kedma e Lucileide

Após a resolução o Leno fez a correção no quadro dando mais algumas explicações e depois a aula foi encerrada.


Dupla que realizou a síntese:
Ana Clara Neves;
Amanda de Oliveira Duarte.


2 comentários:

  1. Oi meninas,

    Parabéns pela síntese!

    Só fiquei decepcionado com a turma por assumirem que foi a melhor aula de todos! Ou melhor, em função disso, podemos fazer uma prova surpresa sobre o assunto! Que tal? ;D

    []s

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  2. Claro que não né Dennys! Não vamos por em prática este método tão tradicionalista de verificação de conhecimentos.:)

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