quinta-feira, 23 de maio de 2013

Síntese da aula 11 (16/05/2013)


A aula teve início com o professor perguntando se alguém tinha respondido a atividade que fizemos em grupos e trocamos uns com os outros, da aula passada (09/05). Em seguida, foi pedido para que um componente do grupo fosse apresentar uma proposta de atividade, da qual tinha ficado.

A primeira a ir a lousa foi a aluna Jaíne para explicar a seguinte questão de adição: “João adquiriu 3 barras de chocolates da sua mãe e 2 barras do pai. Com quantas barras de chocolate João ficou?

LOGO: 3+2=5


Em seguida, a explicação foi realizada pelo aluno Kassius, uma questão de subtração, cuja apresentação se deu pela explicação com desenhos (iguais ao da aluna Jaíne), para melhor visualização do problema e melhor entendimento. A questão de subtração foi: “Na festa de Dennys haviam 17 balões brancos e 12 balões pretos. Quanto é a diferença entre o número de balões pretos e brancos?

LOGO: 17-12= 5 



A diferença será de 5 balões. Através da resolução desta questão o professor Dennys mencionou sobre a linguagem que utilizaremos para os nossos alunos, pois esta sendo de forma mais clara e fácil, resultará em um melhor entendimento aos nossos futuros alunos.

Para dar seguimento às explicações, a aluna Claudivânia foi à lousa demonstrar uma atividade de multiplicação. Na elaboração de sua questão apareceu a palavra parcela, e o professor Dennys, indagou a seguinte pergunta: “O que é parcela?”. 

A turma respondeu que a parcela seria pequenas partes de um todo, então a aluna Claudivânia seguiu com a explicação da questão, veremos abaixo como se deu: “Mariana comprou uma bicicleta em 10 parcelas de R$ 49,00. Quanto custa esta bicicleta?”.

Ela apresentou duas formas de exposição da questão, a primeira foi escrever o número dez vezes: 49+49+49+49..., depois, expôs a “continha” de multiplicação 10 X 49. 

A aluna Kamilla, foi à lousa apresentar a questão de divisão. Na sua questão havia três perguntas (a, b e c), como podemos visualizar abaixo: “Pedrinho tinha R$5,00, ao sair à rua encontrou uma cédula de R$10,00 e comprou uma caixa de chocolate com 20 bombons por R$7,00. A caixa foi igualmente dividida entre Pedrinho e seus quatro amigos.”
a) Qual o valor que Pedrinho tinha antes de comprar a caixa de chocolate?
5+10=15.Pedrinho tinha R$15,00

b) Qual o valor que Pedrinho ficou após comprar a caixa?
15-7=8. Pedrinho ficou com R$8,00

c) Quantos bombons ganhou cada um?

Pedrinho e seus quatro amigos ficaram com 4 bombons cada um. Houve também uma pequena discussão sobre a elaboração do item “c” pois o mesmo não deixou claro no que se refere o modo de divisão que era para ser feito, se era em partes iguais ou não, nos deixando em duvida. A correção poderia ser feita da seguinte maneira: c) Quantos bombons ganhou cada um igualmente ou em quantidades iguais? Por exemplo. 
A aluna Kamilla e a aluna Brena resolveram a questão sobre a divisão trabalhando com algoritmos para resolver os itens “a” e “b” e representações gráficas para resolver o item “c”. O professor Dennys deixou bem claro que podemos e devemos utilizar de algoritmos para resolver as questões, mas tendo a ideia do que representa cada ordem.
 Por último, a aluna Roberta resolveu a questão sobre divisão utilizando o método da representação gráfica de uma pizza para a resolução do problema, da mesma forma, fizeram a aluna Ana Cristina e a aluna Paula Amaro em outra questão sobre divisão, mas, no caso com a representação de gatos.
Posteriormente o professor entrou no conteúdo sobre “Fração”, inicialmente perguntando aos alunos o que entendiam do assunto. Algumas das respostas foram: - Representação diferente do número decimal; - P/Q, onde Q é diferente de zero, - Parte de um todo. O professor Dennys trouxe alguns exemplos de situações em nosso cotidiano que, vemos, ouvimos ou usamos que utilizem fração. Ex: As propagandas: “Dove, ¼ de creme hidratante”, “Ortobom 1/3 da sua vida você passa sobre ele”, notícia e receitas.
Depois, o professor pediu para alguém representar as diversas formas de 1/3. A aluna Jaíne foi até a frente mostrar as possibilidades.
O professor Dennys falou que o conceito de fração foi desenvolvido no Egito. Logo após apresentou as nomenclaturas de frações que são: imprópria; própria; mista; aparente; equivalente; irredutível; unitária e decimal. A aluna Paloma foi à frente nos mostrar alguns exemplos de cada tipo de fração com a ajuda dos colegas. Lenno (o estagiário) complementou a explicação de fração equivalente, já que a mesma nos induz a pensar de forma incorreta.
Durante a aula o professor Dennys nos levou a pensar como nós iríamos ministrar o conteúdo sobre fração aos nossos futuros alunos, ele também nos orientou que é necessário estarmos preparados no que diz respeito aos conceitos dos conteúdos e também a clareza que iremos dar aos mesmos.
Ao final, o professor propôs uma atividade com a turma, que foi dividida em grupos (11 ao total) e cada grupo recebeu uma tira de papel, no qual teriam que representar a fração que lhe foram estabelecidas e depois colá-las no quadro. Como encaminhamento para a próxima aula o professor nos orientou a lermos o texto da professora Larissa e trazer um exemplo em forma de questão, de cada sentido/tipo de fração citadas no texto.

Camily Silvestre
Ingrid Vanessa
Jaqueline Bruno

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa aula porque meu conceito de fração era um pouco defazada. Nessa aula eu pude aprender que a fração é um número. E que ela representa uma relação entre números. Eu pensava que a fração imprópria não poderia existir , pois eu pensava que era indevido ou impossível a representação dessa fração! Enfim muitos "mitos" foram quebrados nesta aula.

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  2. Oi meninas,
    Demorou mas saiu, hein?! Parabéns pela síntese!
    []s

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