A aula teve início com o
professor perguntando se alguém tinha respondido a atividade que
fizemos em grupos e trocamos uns com os outros, da aula passada
(09/05). Em seguida, foi pedido para que um componente do grupo fosse
apresentar uma proposta de atividade, da qual tinha ficado.
A primeira a ir a lousa foi a
aluna Jaíne para explicar a seguinte questão de adição: “João
adquiriu 3 barras de chocolates da sua mãe e 2 barras do pai. Com
quantas barras de chocolate João ficou?
LOGO: 3+2=5
Em
seguida, a explicação foi realizada pelo aluno Kassius, uma questão
de subtração, cuja apresentação se deu pela explicação com
desenhos (iguais ao da aluna Jaíne), para melhor visualização do
problema e melhor entendimento. A questão de subtração foi: “Na
festa de Dennys haviam 17 balões brancos e 12 balões pretos. Quanto
é a diferença entre o número de balões pretos e brancos?
LOGO:
17-12= 5
A
diferença será de 5 balões. Através da resolução desta questão
o professor Dennys mencionou sobre a linguagem que utilizaremos para
os nossos alunos, pois esta sendo de forma mais clara e fácil,
resultará em um melhor entendimento aos nossos futuros alunos.
Para dar seguimento às explicações, a aluna Claudivânia foi à lousa demonstrar uma atividade de multiplicação. Na elaboração de sua questão apareceu a palavra parcela, e o professor Dennys, indagou a seguinte pergunta: “O que é parcela?”.
A turma respondeu que a parcela seria pequenas partes de um todo, então a aluna Claudivânia seguiu com a explicação da questão, veremos abaixo como se deu: “Mariana comprou uma bicicleta em 10 parcelas de R$ 49,00. Quanto custa esta bicicleta?”.
Ela apresentou duas formas de exposição da questão, a primeira foi escrever o número dez vezes: 49+49+49+49..., depois, expôs a “continha” de multiplicação 10 X 49.
A aluna Kamilla, foi à lousa apresentar a questão de divisão. Na sua questão havia três perguntas (a, b e c), como podemos visualizar abaixo: “Pedrinho tinha R$5,00, ao sair à rua encontrou uma cédula de R$10,00 e comprou uma caixa de chocolate com 20 bombons por R$7,00. A caixa foi igualmente dividida entre Pedrinho e seus quatro amigos.”
Para dar seguimento às explicações, a aluna Claudivânia foi à lousa demonstrar uma atividade de multiplicação. Na elaboração de sua questão apareceu a palavra parcela, e o professor Dennys, indagou a seguinte pergunta: “O que é parcela?”.
A turma respondeu que a parcela seria pequenas partes de um todo, então a aluna Claudivânia seguiu com a explicação da questão, veremos abaixo como se deu: “Mariana comprou uma bicicleta em 10 parcelas de R$ 49,00. Quanto custa esta bicicleta?”.
Ela apresentou duas formas de exposição da questão, a primeira foi escrever o número dez vezes: 49+49+49+49..., depois, expôs a “continha” de multiplicação 10 X 49.
A aluna Kamilla, foi à lousa apresentar a questão de divisão. Na sua questão havia três perguntas (a, b e c), como podemos visualizar abaixo: “Pedrinho tinha R$5,00, ao sair à rua encontrou uma cédula de R$10,00 e comprou uma caixa de chocolate com 20 bombons por R$7,00. A caixa foi igualmente dividida entre Pedrinho e seus quatro amigos.”
a) Qual o valor que Pedrinho
tinha antes de comprar a caixa de chocolate?
5+10=15.Pedrinho tinha R$15,00
b) Qual o valor que Pedrinho
ficou após comprar a caixa?
15-7=8.
Pedrinho ficou com R$8,00
c) Quantos bombons ganhou
cada um?
Pedrinho e seus quatro amigos ficaram com 4 bombons cada um. Houve também uma pequena discussão sobre a elaboração do item “c” pois o mesmo não deixou claro no que se refere o modo de divisão que era para ser feito, se era em partes iguais ou não, nos deixando em duvida. A correção poderia ser feita da seguinte maneira: c) Quantos bombons ganhou cada um igualmente ou em quantidades iguais? Por exemplo.
Pedrinho e seus quatro amigos ficaram com 4 bombons cada um. Houve também uma pequena discussão sobre a elaboração do item “c” pois o mesmo não deixou claro no que se refere o modo de divisão que era para ser feito, se era em partes iguais ou não, nos deixando em duvida. A correção poderia ser feita da seguinte maneira: c) Quantos bombons ganhou cada um igualmente ou em quantidades iguais? Por exemplo.
A aluna Kamilla e a aluna
Brena resolveram a questão sobre a divisão trabalhando com
algoritmos para resolver os itens “a” e “b” e representações
gráficas para resolver o item “c”. O professor Dennys deixou bem
claro que podemos e devemos utilizar de algoritmos para resolver as
questões, mas tendo a ideia do que representa cada ordem.
Por último, a aluna Roberta
resolveu a questão sobre divisão utilizando o método da
representação gráfica de uma pizza para a resolução do problema,
da mesma forma, fizeram a aluna Ana Cristina e a aluna Paula Amaro em
outra questão sobre divisão, mas, no caso com a representação de
gatos.
Posteriormente
o professor entrou no conteúdo sobre “Fração”, inicialmente
perguntando aos alunos o que entendiam do assunto. Algumas das
respostas foram: - Representação diferente do número decimal; -
P/Q, onde Q é diferente de zero, - Parte de um todo. O professor
Dennys trouxe alguns exemplos de situações em nosso cotidiano que,
vemos, ouvimos ou usamos que utilizem fração. Ex: As propagandas:
“Dove, ¼ de creme hidratante”, “Ortobom 1/3 da sua vida você
passa sobre ele”, notícia e receitas.
Depois,
o professor pediu para alguém representar as diversas formas de 1/3.
A aluna Jaíne foi até a frente mostrar as possibilidades.
O
professor Dennys falou que o conceito de fração foi desenvolvido no
Egito. Logo após apresentou as nomenclaturas de frações que são:
imprópria; própria; mista; aparente; equivalente; irredutível;
unitária e decimal. A aluna Paloma foi à frente nos mostrar alguns
exemplos de cada tipo de fração com a ajuda dos colegas. Lenno (o
estagiário) complementou a explicação de fração equivalente, já
que a mesma nos induz a pensar de forma incorreta.
Durante
a aula o professor Dennys nos levou a pensar como nós iríamos
ministrar o conteúdo sobre fração aos nossos futuros alunos, ele
também nos orientou que é necessário estarmos preparados no que
diz respeito aos conceitos dos conteúdos e também a clareza que
iremos dar aos mesmos.
Ao
final, o professor propôs uma atividade com a turma, que foi
dividida em grupos (11 ao total) e cada grupo recebeu uma tira de
papel, no qual teriam que representar a fração que lhe foram
estabelecidas e depois colá-las no quadro. Como encaminhamento para
a próxima aula o professor nos orientou a lermos o texto da
professora Larissa e trazer um exemplo em forma de questão, de cada
sentido/tipo de fração citadas no texto.
Camily Silvestre
Ingrid Vanessa
Jaqueline Bruno
Gostei muito dessa aula porque meu conceito de fração era um pouco defazada. Nessa aula eu pude aprender que a fração é um número. E que ela representa uma relação entre números. Eu pensava que a fração imprópria não poderia existir , pois eu pensava que era indevido ou impossível a representação dessa fração! Enfim muitos "mitos" foram quebrados nesta aula.
ResponderExcluirOi meninas,
ResponderExcluirDemorou mas saiu, hein?! Parabéns pela síntese!
[]s