Iniciamos
a aula do dia 18 de abril do ano de 2013 resgatando alguns momentos importantes
da aula anterior. Relembramos o vídeo que assistimos sobre a história da Matemática no mundo antigo e as operações com bases diferentes de 10. Discutimos
um pouco mais sobre esse sistema numérico, algumas pessoas tiraram suas dúvidas
e levantamos a questão: é correto trabalhar desse método com as crianças? É
necessário o educador se dar conta da dificuldade que é para a criança
compreender os fundamentos do nosso sistema de numeração decimal (SND).
Em
seguida o professor apresentou alguns materiais manipuláveis que podem e devem
ser explorados em sala de aula, são eles: a escala cuisenarie, o material
dourado e o ábaco aberto. Conforme já assinalava Piaget sobre a importância do
contato da criança com esse material concreto, as crianças pequenas
principalmente precisam manipular esses objetos concretos para assimilar o
mundo físico, constituindo as bases sensório-motoras e intuitivas para as operações
matemáticas e lógicas.
Em
seguida o professor propôs uma brincadeira (jogo nunca dez) com três alunas utilizando o
material dourado, a brincadeira consistia em uma aluna por vez jogar dois
dados, realizava-se a soma dos números sorteados nos dados, o resultado dessa
soma seria a quantidade de cubinhos que o participante poderia ganhar e assim
sucessivamente, no final ganhava quem conseguisse completar uma centena
primeiro com os cubinhos. Uma brincadeira aparentemente simples como essa pode
ser feita em sala de aula com os nossos alunos, para criança pode ser apenas um
jogo ou uma brincadeira, porém por trás desta brincadeira esta sendo trabalhada
as noções de operações de adição e ainda fortalece a concepção que se aprende Matemática brincando.
Em
outro momento nos dividimos em grupos para pensarmos em atividades que
poderíamos realizar em sala de aula, para aplicarmos com os demais colegas da turma, utilizando os materiais manipuláveis.
Após cada apresentação de um grupo os demais alunos comentavam sobre a
atividade proposta. Podemos compreender com a realização desta aula a
importância de se trabalhar coletivamente, onde todos contribuíram de alguma
forma para o andamento da aula. Percebemos que na última aula foi criado um
ambiente de trabalho que estimulou os alunos a criarem, compararem, discutirem,
reverem, perguntarem e ampliarem suas idéias, tal qual recomendam os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
Encerramos
a aula discutindo um pouco sobre as propostas de atividades elaboradas pela
turma e comentando sobre a importância de o professor usar esses materiais em
sala e saber trabalhar com eles, a aula torna-se mais dinâmica, que contribui
significativamente para o entendimento dos conceitos matemáticos, ajudando
assim na aprendizagem construtiva da
criança.
Dessa
forma, avaliamos a aula como bem proveitosa e enriquecedora para nossa prática.
De modo que nos fez repensar e refletir sobre a maneira como encaramos a Matemática e como ela deve ser trabalhada em sala de aula. Numa perspectiva
tradicional, onde o professor é único detentor do conhecimento ou numa
perspectiva inovadora, em que o aluno torna-se o protagonista do processo
ensino-aprendizagem e professor assume a função de mediador nesse processo?
Oi meninas,
ResponderExcluirParabéns e obrigado pela brevidade da síntese. Vamos aguardar os comentários do colegas!
[]s
Realmente foi bem complicado elaborar essa sintese, porque a aula foi muito rica em detalhaes.Ficou dificíl pra gente sintetizar tudo que foi feito,então tentamos focar naquilo que realmente era essencial.
ExcluirA 6ª aula foi bem interessante por ter sido bem dinâmica e ter me mostrado o quanto é importante conhecer as limitações dos alunos.
ResponderExcluirQuando o professor fez a revisão da aula passado e nos mostrou as operações com bases diferentes de 10, percebi que naquele assunto eu era(sou) analfabeto e precisava que o professor me explicasse da melhor forma possível para que eu pudesse compreender o conteúdo.
Com essa vivência entendi que nós como futuros formadores de cidadãos temos que estar sempre nos renovando e procurando a melhor forma possível para transmitir conhecimentos.
Nossa, que síntese. Parabéns!
ResponderExcluirPelo visto a aula foi bem dinâmica mesmo. Creio que essa criação de atividades possibilitou que a turma interagisse mais com a Matemática, pensando na melhor forma de também possibilitar essa boa interação com os alunos. Bem sabemos que muitos dos "mitos" que temos da "monstromática" tem uma parcela de responsabilidade dos nossos professores que,pelo o que tudo indica, não se esforçaram em fazer uma metodologia e prática pedagógica que fizesse a relação entre matemática-aluno-professor. Cabe a nós, agora, divergirmos dessa ideia. A criação de atividades mais lúdicas com os conhecimentos matemáticos pode ser um primeiro passo, porquê não?!
A síntese está otima parabéns meninas! Bem acredito que esses materiais que o professor trouxe nos deu um certo entendimento de algumas operações na matématica, mas o nosso maior desafio é entender e explicar isso aos discentes , bem eu acredito que ao final dará tudo certo.
ResponderExcluirSem dúvidas as aulas tem mostrado e quebrado algumas barreiras quanto ao ensino e aprendizagem da matemática. Que possamos ser diferentes na transmissão dos ensinos com nossos alunos, e acima de tudo aprendendo sempre com eles.
ResponderExcluirMuito bom meninas!!! Vocês relataram de forma detalhada tudo o que foi trabalhado no encontro. Parabéns!!!
ResponderExcluirDiante do que foi exposto, verificamos que o encontro possibilitou aprendermos um pouco mais a respeito do sistema numérico. Como também verificamos que a brincadeira proporciona a criança o desenvolvimento de suas potencialidades, uma vez que os pequenos aprendem brincando. Desse modo, o educador ao trabalhar conceitos matemáticos pautados na ludicidade, de forma construtivista, estará atuando como um agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.
Nesta aula, vimos a importância de utilizar jogos no ensino da matemática. Porém, pouco se vê esta prática em sala de aula, pois muitos professores alegam ter mais trabalho ao planejar e executar uma aula com jogos, preferem ficar na tradicionalidade.
ResponderExcluirAlém de muito boa a síntese! A Aula foi bastante produtiva, pois além de termos a teoria, colocamos em prática e perceemos como é difícil explicar algo que é tão simples na nossa "cabeça", mas não hora de externar para crianças trava e o nervosismo aumenta e é pq não tinha crianças!
ResponderExcluirBoa noite...O momento que eu achei que vale ser realçado, foi quando o nosso querido Professor pediu para nós utilizarmos o material que tinha sido apresentado, e eu vi os grupos fazendo perguntas as pessoas que estavam participando da apresentação da atividade, essas perguntas eram bem questionadoras no sentido de fazer os alunos representarem de várias formas um mesmo número...
ResponderExcluir