O
professor iniciou a aula comentando a importância de chegar à aula no horário,
pois até mesmo as escolas mais construtivistas adotam esse critério de ter horários
para chegar e sair de sala. Após esse momento o professor Dennys perguntou pra
turma o que nós estamos achando da disciplina e brincou, dizendo que era melhor
fazer essa pergunta antes da prova, porque se fizesse depois poderia ser
tendenciosa. Achamos bem interessante esse feedback, nesse momento do semestre,
tendo em vista que, geralmente, escutamos essa pergunta apenas no final do curso
no momento de avaliação da disciplina, isso é importante para o professor
refletir e também melhorar sua prática pedagógica.
A Claudivânia fez uma ponderação sobre a História dos números e mostrou como era necessário os alunos se apropriarem dela para compreender sua essência e ajudar na compreensão de vários termos para associá-los nas resoluções de problemas.
O professor falou da relevância da Matemática como ferramenta para estimular o raciocínio. Então a turma comentou que estar cursando essa disciplina está sendo bom para retirarmos nossas limitações acerca da Matemática, assim como está nos proporcionando uma nova visão do estudo da mesma, pois citaram o fato do ensino tradicional focar apenas no resultado de tal operação matemática, diferentemente do que estamos vendo na disciplina que é justamente trabalhar uma metodologia em que o aluno tem compreensão de como chegou ao resultado, ou seja, o aluno não trabalha as operações de forma mecânica, mas sim, tem uma compreensão de todo o processo no qual permitiu chegar ao resultado.
A Claudivânia fez uma ponderação sobre a História dos números e mostrou como era necessário os alunos se apropriarem dela para compreender sua essência e ajudar na compreensão de vários termos para associá-los nas resoluções de problemas.
O professor falou da relevância da Matemática como ferramenta para estimular o raciocínio. Então a turma comentou que estar cursando essa disciplina está sendo bom para retirarmos nossas limitações acerca da Matemática, assim como está nos proporcionando uma nova visão do estudo da mesma, pois citaram o fato do ensino tradicional focar apenas no resultado de tal operação matemática, diferentemente do que estamos vendo na disciplina que é justamente trabalhar uma metodologia em que o aluno tem compreensão de como chegou ao resultado, ou seja, o aluno não trabalha as operações de forma mecânica, mas sim, tem uma compreensão de todo o processo no qual permitiu chegar ao resultado.
Logo em seguida o professor fez um
resgate da aula da aula anterior com algumas indagações acerca do sistema decimal,
que foram as seguintes: Por que estudá-lo é fundamental? Em que se baseia? Por que
é importante nós sabermos disso? Então, em suma, ficou como foco o fato de
entendermos toda a lógica das quatro operações: adição, subtração,
multiplicação e divisão.
Então, após esse resgate da aula, o grupo que ainda não tinha apresentado sua proposta de atividade, na aula anterior, deu continuidade a esse momento. A equipe foi composta pela Sâmia, Liliane e Naianny apresentaram uma proposta de atividade no ábaco aberto. A atividade consistia em colocar no ábaco, através de representações com o material, determinadas numerações. Após representarmos o número no ábaco e explicarmos o porquê de tal resultado, também escreveram por extenso no quadro e assim, houve diversas formas de estudarmos os números. A equipe trabalhou com a representação dos números 28, 281 e 3521.
Em seguida o professor leu algumas atividades do livro e pediu para que alguém da turma representasse a proposta na lousa. A Jaíne, a Claudivânia e a Ana Cristina foram solucionar algumas atividades, explicando como chegaram ao resultado. E no geral a maior dificuldade, apresentada pela turma, foi tentar explicar como tínhamos resolvido cada questão, pois estamos acostumados a resolver tudo de uma forma mecânica e aligeirada. Dessa forma, acabamos não pensando em outras possibilidades de resolver tais questões.
Então, após esse resgate da aula, o grupo que ainda não tinha apresentado sua proposta de atividade, na aula anterior, deu continuidade a esse momento. A equipe foi composta pela Sâmia, Liliane e Naianny apresentaram uma proposta de atividade no ábaco aberto. A atividade consistia em colocar no ábaco, através de representações com o material, determinadas numerações. Após representarmos o número no ábaco e explicarmos o porquê de tal resultado, também escreveram por extenso no quadro e assim, houve diversas formas de estudarmos os números. A equipe trabalhou com a representação dos números 28, 281 e 3521.
Em seguida o professor leu algumas atividades do livro e pediu para que alguém da turma representasse a proposta na lousa. A Jaíne, a Claudivânia e a Ana Cristina foram solucionar algumas atividades, explicando como chegaram ao resultado. E no geral a maior dificuldade, apresentada pela turma, foi tentar explicar como tínhamos resolvido cada questão, pois estamos acostumados a resolver tudo de uma forma mecânica e aligeirada. Dessa forma, acabamos não pensando em outras possibilidades de resolver tais questões.
O professor também exemplificou uma
atividade com a multiplicação, que nós achamos bastante interessante, consistia
em termos uma bicicleta, um triciclo e um carro e assim, trabalharmos a ideia da
quantidade a partir da multiplicação pelas rodas e pneus. A partir dessa
explanação, o Dennys indagou a turma sobre como nos apresentaram a
multiplicação nos anos iniciais e a maioria respondeu que foi pelo método da
tabuada.
Também vimos como todas as operações numéricas estão interligadas. Houve citação a um estudioso no campo da Educação Matemática chamado Geràrd Vergnaud que divide as quatro operações em dois grupos: a adição e subtração estão nas estruturas aditivas, e a multiplicação e divisão estão na estrutura multiplicativa, e tem toda uma lógica interessante para aprofundarmos.
Também vimos como todas as operações numéricas estão interligadas. Houve citação a um estudioso no campo da Educação Matemática chamado Geràrd Vergnaud que divide as quatro operações em dois grupos: a adição e subtração estão nas estruturas aditivas, e a multiplicação e divisão estão na estrutura multiplicativa, e tem toda uma lógica interessante para aprofundarmos.
Tivemos a participação do Leno
Pinheiro comentando e explicando ideias de multiplicação. O mesmo também disse
que nós poderíamos pesquisar na internet sobre os macetes para realizar de
maneira mais prática essas operações com casas decimais e nos orientou para
termos cuidado com a prática de contar os zeros na operação multiplicativa.
Foi apresentada a divisão e assim, estudamos
a decomposição das unidades. O aluno Reinaldo também trouxe uma boa
contribuição à aula através de demonstração no quadro de uma nova forma de resolver
a operação da divisão. A abordagem dessa nova forma de resolução foi boa e era
desconhecida pela turma.
A aula encerrou-se com o Dennys informando que no dia dois de maio (02/05) haverá uma prova, contendo cinco questões. O professor também mencionou a importância de fazermos a prova de caneta, pois caso utilizássemos lápis ele não poderia ver, por completo, a lógica utilizada pelo aluno e dessa forma, deu ênfase ao processo de perceber qual a estratégia usada para chegar ao resultado.
A aula encerrou-se com o Dennys informando que no dia dois de maio (02/05) haverá uma prova, contendo cinco questões. O professor também mencionou a importância de fazermos a prova de caneta, pois caso utilizássemos lápis ele não poderia ver, por completo, a lógica utilizada pelo aluno e dessa forma, deu ênfase ao processo de perceber qual a estratégia usada para chegar ao resultado.
Equipe: Andrea Doria, Juliana Pompeu, Paula Amaro
Oi menias,
ResponderExcluirObrigado e parabéns pela síntese!
Só pra complementar a informação: pesquisem na internet (ou outras fontes) manipuláveis de Matemática que podem ser produzidos a partir de material reciclado. Em breve iremos produzir esses materiais em sala.
[]s
Meninas parabéns pela síntese tá bem detalhada gostei bastante. Quanto a disciplina é só pra ressaltar como ela está sendo diferente de tudo o que fizemos até então nas disciplinas de pedagogia, pois ela tem uma metodologia diversificada em que o foco é realmente o conteúdo, muitas vezes quando "saio" de uma disciplina sinto essa falta de ter aprendido um conteúdo para no futuro transmitir aos meu alunos em sala de aula e a disciplina de matemática está realmente ensinando conteúdos, além de tentar mudar aquela visão que temos limitada da matemática, parabéns também ao professor Dennys.
ResponderExcluirOi Bruna! Bom saber que estamos (e ai falo mesmo de tod@s nós) mudando nossas concepções sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Espero que, além disso, possamos disseminar essa forma diferente de perceber a disciplina.
ExcluirSíntese bem proveitosa, parabéns meninas! Essas novas "versões" de cálculos das operações que o professor tem nos mostrado nos faz realmente termos uma visão menos limitada da matemática, como a Bruna mesmo mencionou, pois é como se nós estivéssemos atribuindo sentido àquilo que nós chamamos de cálculo matemático. Muitas vezes, nós bem sabemos que alguns professores o fazem de forma bem tradicional e quando eu digo tradicional é no sentido de não possibilitar uma "comunicação" entre aquele conhecimento e a sua prática. Por isso é tão interessante aprendermos essas técnicas, que são novas para nós e que assim consigamos tornar o conhecimento matemático mais "acessível" e menos "místico" para nós e para nossos alunos.
ExcluirSó lembrando que não é "transmitir o conteúdo" rs
ResponderExcluirO conteúdo pode até ser transmitido, já que é informação. O que, pelo menos eu penso assim, não dá pra ser transmitido é conhecimento. Esse é produzido por cada indivíduo, através do acesso, tratamento e relações das informações.
ExcluirProfessor deixa a Dani ela não tem noção do que é a "didática" em sala de aula. Quando falo em transmitir Dani é sim o conteúdo e jamais o conhecimento, pois este é uma troca entre professores e alunos, o conteúdo por sua vez fique na responsabilidade do professor que é quem estudou para isso, quando existe troca entre professores e alunos é no que diz respeito as experiências que ambos já vivenciaram fora da sala de aula, porém é sim papel do professor fazer com que os alunos "assimilem" esses conteúdos, ao contrário do que muitos discursos sem fundamentação teórica veem ressaltando nos últimos tempos.
ExcluirEstá quebrando muitas posturas equivocadas que tínhamos, é bem interessante.
ResponderExcluirÉ interessante essa metodologia diferenciada adotada pelo professor.Estamos conhecendo uma nova vertente da matemática que vai muito além de decorar regras e fórmulas,mas que nos leva a compreender e refletir, não apenas a decorar como estamos acostumados.
ResponderExcluirMuito boa á síntese de vocês meninas!!!
ResponderExcluirA disciplina está sendo muito proveitosa, realmente a forma que o professor explora o conteúdo é bem diferenciada e contribui muito nas discussões. Fazendo com que adotemos uma postura crítica diante dos conteúdos abordados. Teve um ponto tocado em sala que considero um tanto problemático, foi a respeito de que nem todos os professores tem a liberdade de trabalhar de forma diferenciada nas escolas! Não são todas as instituições que permitem que o educador inove na sua matéria, pois geralmente a escola tem todo um plano tradicional a ser seguido, e nem sempre adotam novas ideias vindas de professores. Mas não estou generalizando, pois assim como existem escolas desse tipo, também tem aquelas que dão liberdade ao professor. Algo também que me chamou atenção, foi á questão dos materiais manipuláveis que o professor trouxe nessas últimas aulas, percebemos a grande importância que eles tem na aprendizagem da criança em relação aos números, mas infelizmente nem todas as escolas utilizam eles.
Parabéns pela síntese, realmente essa matemática está bem diferente da que costumava estudar na escola. O trabalho com os materiais deixa a aula tão "concreta" pra mim imagina para os nossos futuros alunos. A matemática deixa de ser conceito abstrato e se torna real. Isso contribui para um melhor entendimento dos conteúdos e menos cansativa.
ResponderExcluirNão fui para aula e pode perceber a grande importância da síntese, claro que já achava importante, mas percebi na prática, ajuda a saber o que perdemos e não ficarei tão perdida na próxima aula.
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