quarta-feira, 17 de abril de 2013

Síntese da Aula 06 (11/04/2013)


A aula iniciou-se tomando como ponto de partida o tema que já havíamos discutido e apresentado como sendo: as contribuições das civilizações antigas na Matemática. Através de tudo o que já foi debatido, e de forma a enriquecer ainda mais o tema, o professor Dennys trouxe um vídeo que tratava exatamente sobre o assunto - A história do número 1.

Foi interessante perceber através do filme, como surgiu a matemática e que finalidade ela exercia nestas civilizações. Podemos perceber que para suprir as necessidades do dia–a– dia, cada civilização pôde construir seus métodos de contagem que, ao longo do tempo foram se aperfeiçoando, assim como as necessidades também variavam com o passar do tempo. Podemos também acompanhar através do filme, como surgiu o número zero, algo tão avançado para os povos, pois, se tratava da representação do que não existia e isso se mostrou um grande progresso para todos. Aprendemos que, na Matemática estava diretamente ligada a astronomia nas civilizações antigas.

No segundo momento, colocamos em prática um pouco daquilo que demonstrado no filme, o professor Dennys mostrou através de vários exercícios matemáticos, a origem e o porquê de vários métodos que aprendemos durante a vida escolar, mas que, simplesmente não foram impostos, sem ser demonstrada a razão deste determinado ensinamento que é nos repassado.

Praticamos a representação das unidades, dezenas, centenas e milhar de variados números. Representamos também, algumas operações matemáticas em diferentes bases de contagem, saindo um pouco do nosso sistema decimal do qual estamos tão acostumados, nos estimulando a pensar a matemática de outra maneira.

De forma bem descontraída e através de sorteio de alguns números da chamada, nós alunos participamos desta atividade resolvendo essas operações no quadro branco juntamente com a ajuda de todos, o que proporcionou momentos divertidos e de aprendizado. Essas representações matemáticas se deram tanto nas operações de soma como de subtração.
Aparte que contemplou a soma foi tranquila e de fácil entendimento, já a parte de subtração, exigiu um pouco mais de esforço  das nossas mentes em representar números em bases de contagem diferentes do qual estamos acostumados.

Carliane Nobre e Bárbara Sales.
 





Filme: A história do número 1:


12 comentários:

  1. Gostei muito desse material que foi abordado ao longo dos seminários, pois observei que desde o tempo das civilizações mais antigas a matemática já fazia parte da realidade do cotidiano delas, meu grupo ficou com a civilização egípcia e constatamos que esse povo era muito prático e a matemática era muito "instintiva" para eles, desse modo construíram as magníficas pirâmides e desenvolveram muitos conhecimentos no âmbito da geometria, trigonometria sendo que nesta última foram encontrados papiros que diz respeito à uma espécie de prévia da teoria de Pitágoras. Como podemos ver essas civilizações eram bem desenvolvidas para sua época, principalmente porque faziam o uso da matemática no seu dia a dia, como podemos observar desde os tempos mais antigos a matemática sempre foi de grande relevância, então só podemos concluir o que sempre foi muito óbvio, mas agora que fica mais evidente que é o quanto a matemática é usual em nossa vida e de sua grande importância portanto.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a síntese meninas, parabéns!!!
    A aula foi muito proveitosa, e um dos pontos que mais despertou a minha atenção, foram as formas com que o professor Dennys trabalhou com as operações em sala. Foi complicado e ao mesmo tempo interessante trabalhar com as bases, acredito que essa forma permite que a criança possa compreender melhor o processo para se chegar aos resultados, no entanto, como aprendi da forma tradicional achei um tanto difícil esse método, na verdade fiquei meio confusa. Outro ponto que apreciei bastante foi a forma de se trabalhar representação das unidades, dezenas, centenas e milhar, que foram representadas por aquele objeto que permite que as crianças tenham uma visão mais clara desses variados números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gostei muito Liliane dessa aula, principalmente porque o professor nos ensinou a trabalhar com outras bases que não fosse só a 10, gostei do brinquedo (jogo matemático) que ele levou para a aula.

      Excluir
  3. Parabéns pela síntese meninas. O documentário foi bem rico em detalhes, com ideias que naquele tempo eram consideradas absurdas hoje fundamentam todos os nossos estudos, homens que pensaram acima de seu tempo, viram mais que suas condições permitiam... Sobre os exercícios propostos no segundo momento da aula, foi bastante divertido e confuso. Nós já estamos acostumados a fazer os cálculos de um modo e pensar de forma diferente é dificil.

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas,
    Se trabalhar em bases diferentes com vocês foi confusa, imaginem como é pra criança o mesmo processo, ainda que na base 10. Para elas também será "algo novo". Mas vocês perceberam o objetivo daquele trabalho?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar o resumo que as meninas fizeram, ficou excelente! A aula foi muito interessante, o vídeo me surpreendeu, porquê como ele era de matemática eu pensei que seria chato e não é! Confesso que fiquei com medo de ser chamada pra responder no quadro, não é que eu não soubesse, é porque eu não gosto mesmo(acho que é trauma)!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da aula e também de poder ajudar os meus colegas na explicação das bases de contagem diferentes... Pude perceber que muitas pessoas chegam no Ensino Superior se entendera o básico da matemática e que para nós futuros professores que iremos ensinar a disciplina em sala, temos que primeiro entender para depois ensinar. E a disciplina que estamos fazendo esse semestre é muito importante...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!!!!
    Gente fiquei muito confusa na hora da mudança de bases, como é difícil abrir a cabeça para algo que foi imposto durante a vida inteira, nossa como a Matemática da escola nos limita. Confesso que tiveram vários momentos na aula que me deixaram super, hiper, mega confusa, mas ufaa passou...

    ResponderExcluir
  8. Que pena eu nao ter ido nesta aula, estou curiosa para saber como utilizar outras bases de contagem, ja q o que estudamos na escola é somente a base 10. A sintese me deu uma ideia geral do que aconteceu na aula.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a atividade de mudança de base. Por um momento me senti uma criança nos primeiros dias de aula de Matemática. No começo foi confuso,mas aí as coisas foram se desenrolando. Gostei quando o professor colocou um cálculo no quadro para resolvermos de diferentes formas, aí consegui resolver usando as bolinhas. Foi uma sensação muito boa quando isso aconteceu e acredito que nós enquanto professores poderemos estar despertando essa mesma sensação de descoberta em nossos alunos, se levarmos a entender que a Matemática tem história, tem finalidade e tem solução.

    ResponderExcluir
  10. Também senti dificuldade em compreender as operações com bases diferentes de dez, porém, foi interessante conhecer um ponto de vista diferente do que estamos acostumados.

    ResponderExcluir