sábado, 9 de março de 2013

Síntese da Aula 02 (07/03/2013)



A aula foi iniciada com a apresentação dos alunos que haviam faltado aula passada. Em seguida o professor Dennys comentou sobre a prova que havíamos feito na aula anterior, perguntando o que tínhamos achado mais difícil, se eram os cálculos ou as explicações sobre os cálculos. A maioria da turma concordou que a parte mais difícil tinha sido as explicações. O professor explicou então, que tivemos essa dificuldade porque aprendemos de forma mecânica, apenas decorando fórmulas.

Iniciando o conteúdo da aula, o professor nos indagou sobre definição dos conceitos de pensamento, aprendizagem e conhecimento. Pensamento é o ato de pensar. A aprendizagem é um conhecimento do qual o indivíduo se apropria e gera uma mudança de comportamento. Já o conhecimento é o resultado da aprendizagem. Recordamos os tipos de conhecimento: físico, lógico-matemático e social. Vimos também sobre as abordagens psicogenéticas de Piaget e Vygotsky. Fizemos uma breve revisão sobre os estágios do desenvolvimento, prontidão, assimilação e acomodação e, sobre a importância do professor como mediador do conhecimento. Revisamos também sobre a importância da interação para o aprendizado, ressaltamos a questão cultural, sobre ZDP (Zona de desenvolvimento proximal) e ZDR (Zona de desenvolvimento real). Em seguida o professor propôs uma atividade que consistia em elaborar questões de matemática sendo uma para a educação infantil, uma para o 2º ano do fundamental e outra para o 5º ano. As mesmas deveriam ser justificadas com as teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky. Por fim, cada equipe socializava suas questões e respectivamente suas justificativas para os outros alunos da sala. Nessa atividade percebemos a dificuldade de planejar uma questão fundamentada em teorias, teria sido bem mais rápido e fácil se fosse apenas questões para cada série, mas estaríamos reproduzindo o que fizeram conosco nos nossos anos escolares, ao refletirmos essa atividade percebemos a importância de não saber a apenas a  matemática, mas compreendermos a psicologia que envolve as questões. 

Daniele Silveira, Jaíne Alves e Paloma Marreira.



23 comentários:

  1. Bom trabalho meninas! A síntese ficou, realmente, muito boa!

    E quanto aos demais, o que têm a acrescentar e comentar sobre a aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dennys! A equipe se empenhou para fazer um bom trabalho.

      Excluir
  2. Ah, aproveito pra avisar que os Referenciais Curriculares Nacionais (RCN) para a Educação Infantil, o volume 3, que trata da Matemática, está disponível para download no link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

    ResponderExcluir
  3. Relataram muito bem o desenrolar da aula, estão de parabéns. :D

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meninas, realmente a síntese ficou muito boa, isso prova que vocês prestaram atenção na aula do início ao fim,não perderam nenhum detalhe.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meninas, a síntese da aula está ótima!! Eu infelizmente tive que faltar a aula, mas graças a síntese de vocês, agora estou informada sobre o assunto debatido, bem como as atividades desenvolvidas na aula passada. Arrasaram!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meninas!!!
    A síntese está abordando de forma detalhada tudo o que foi trabalhado no encontro...

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal,
    Bom revê-los aqui! Só não esqueçam que os comentários devem ir além do excelente trabalhos que as colegas fizeram. Procurem comentar sobre momentos, conceitos, ideias discutidas e desenvolvidas na aula.
    Ah, aqueles que têm conta no Google podem cadastrar-se como seguidores do blogue e receberão por e-mail as atualizações.
    []s

    ResponderExcluir
  8. Realmente eu confeso que o que foi mais desafiador para mim desta aula, foi a elaboração das questões sem nenhum recurso digital ou impresso e ainda mais fundamentado em uma teoria de Piaget ou Vygotsky. Eu acretito que no começo assustou um pouco, mas, depois da equipe expor alguns pensamentos ficou um pouco mais fácil a realização desta tarefa. Ah! meninas vocês estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack e demais,
      E a que vocês atribuíram essa dificuldade inicial?

      Excluir
    2. Dennys, a maior dificuldade estava na associação das faixas etárias a serem trabalhadas e as teorias que foram estudas na sala de aula no dia em questão. Mas, os seus comentários após a socialização das questões ajudaram bastante a compreender melhor o trabalho que estávamos fazendo.

      Excluir
    3. Tive também uma certa dificuldade em elaborar essa atividade, pois tivemos que observar em que estágio, descrito por Piaget, a criança estava e se atividade contemplava as possibilidades e limitações decorrentes da fase.

      Excluir
  9. meninas mandaram muito bem,não deixaram passar nada em branco e lembraram de tudo o que ocorreu na aula,parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns meninas, a sintese da aula muito bem elaborada!
    O que me chamou a atenção foi a riqueza dos detalhes da socialização da atividade
    que desenvolvemos em sala, no qual tivemos por base as teorias de Piaget e Vigotsky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilayne e demais,
      E qual dos teóricos da aprendizagem vocês acham que mais contribuíram para a elaboração das atividades e por que?
      []s

      Excluir
  12. A aula foi muito proveitosa, confesso que não lembrava de todos os estágios do desenvolvimento da criança segundo Piaget, foi muito bom relembrar esses conhecimentos que estavam adormecidos.Na realização da atividade tive um pouco de dificuldade, justamente por isso.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Meniinas. parabéns pela síntese. Mesmo para quem faltou a aula essa leitura é bem proveitosa pois relata os temas trabalhado em sala permitindo que na proxima aula não a pessoa nao fique tão "desnorteada". Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pele síntese apresentada até pela seleção de conteúdos relatados em sua síntese atenta-se para a as zonas de desenvolvimento de Vygotski e os estágios de desenvolvimento estudados por Piaget visto que estes foram os conteúdos mais trabalhados nesta aula bem como serviram de base para a realização da atividade, desse modo, parabenizo-as pela capacidade de síntese e por trazer estes conteúdos que form importantíssimos na aula ministrada.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns meninas, relataram muito bem o que ocorreu na aula! Bom, no trabalho realizado na sala em grupo, percebi que tivemos muita dificuldade em relacionar as questões com as abordagens de ambos os autores. Não estamos adaptados a trabalhar desta forma e é importante observar que por mais que algumas vezes não percebemos, essas abordagens estão muito presentes na nossa prática. Acho muito interessante cada estágio de desenvolvimento e nós como futuros pedagogos temos que estar atentos no desenvolvimento dos nossos alunos, a fim de identificarmos a fase ou dificuldade de cada um.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns meninas! Vocês elaboraram uma bela síntese da aula!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns garotas....Mesmo se eu tivesse faltado aula estaria por dentro de 100 por cento de todo o assunto proposto,o bacana de tudo isso, da atividade que tivemos em sala de aula, foi a integração com o grupo e a troca significativa de idéias!!!

    ResponderExcluir