sábado, 16 de março de 2013

Síntese da Aula 03 (14/03/2013)


Iniciamos o encontro em meio ao relatar das alunas que ressaltaram a experiência de ter vivenciado a elaboração da síntese da aula anterior. Momento bastante relevante, pois observamos a importância da realização desse registro, uma vez que o mesmo propicia aos discentes a oportunidade de verificar o que foi abordado em sala, proporcionando assim, a reflexão sobre os caminhos de construção do conhecimento para um bom desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Dando continuidade a aula, o professor Dennys Leite discutiu com os discentes a respeito do Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil. Desse modo, o professor instigou os discentes, questionando-os a respeito da importância desse material na práxis pedagógica, já que o mesmo funciona como um guia de orientação que auxilia na realização de um efetivo trabalho educativo junto às crianças.

Nessa perspectiva, verificamos que o educador em seu fazer profissional, deve se utilizar desse respectivo Referencial como uma ferramenta norteadora da sua ação pedagógica, visando desenvolver uma prática educativa de forma significativa que incorpore em seu contexto atividades matemáticas que contribuam de forma positiva para o processo de desenvolvimento integral da criança.

Logo após esse momento, os discentes se reuniram em equipes para elaboração de questões matemáticas embasadas em trechos do RCN, direcionadas ao público infantil. Momento que viabilizou a turma a exploração de competências relacionadas ao campo matemático, como também proporcionou uma análise sobre interessantes pontos a serem refletidos no tocante ao trabalho com o ensino da matemática junto às crianças. Assim, percebemos que o educador deve possibilitar à criança um tempo e um espaço para que ela possa expressar com liberdade e autenticidade o seu potencial motor, cognitivo e relacional para melhorar o desenvolvimento global de sua aprendizagem e de sua capacidade de adaptação social.

Dando prosseguimento a socialização do estudo, os discentes fizeram a exposição das questões elaboradas, sendo aberta a discussão a turma. Dessa forma, de acordo com os itens apresentados pelas equipes, percebemos que o docente ao selecionar e organizar conteúdos matemáticos, deve priorizar os conhecimentos prévios de seus alunos, objetivando que os pequenos desenvolvam e ampliem suas potencialidades ao formular hipóteses, anotar dados, calcular, ou reunir o necessário para solução de conflitos cognitivos, convertendo a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento. Nesse sentido, faz-se necessário que o educador busque desenvolver a personalidade da criança, bem como a socialização e as habilidades para que a mesma amplie seu conhecimento de mundo, superando as dificuldades e enfrentando os desafios apresentados com autonomia.

Diante do que foi exposto, observamos que o método de socialização do conteúdo foi imprescindível para uma maior compreensão do mesmo por parte dos discentes. Desse modo, conhecimentos significativos foram trabalhados nesse encontro, viabilizando assim, indispensáveis reflexões para nossa vida pessoal e profissional, como também a forma dinâmica e interativa de realização do estudo, possibilitou aos discentes o fomentar de suas experiências e aprendizados, permeando assim, o exercício de uma efetiva formação acadêmica.

Kédma Sucupira, Lucileide de Sousa e Naianny Araújo



11 comentários:

  1. Oi meninas,
    Parabéns pelo relato! Focaram, além dos aspectos metodológicos da aula, os conceitos discutidos por nós. E os demais, destacam mais o quê?
    []s

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  2. MUito bom meninas, gostei de quando vocês comentaram sobre a importância do RCN, pois é bastante relevante sabermos exatamente quais os conteúdos relativos para determinada idade. Senti dificuldade ao produzir atividades para as crianças menores por saber que é necessário identificarmos quais os conhecimentos prévio que elas já tenham.

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  3. Outro fato bem relevante foi percebermos como o RCN é pouco trabalhado durante nossa formação no curso de Pedagogia, que deveria nortear todas as atividades que envolvem as crianças não só na matemática mas em outras áreas, mas nós que estamos no 5º semestre ainda a tempo de reverter esse quadro. E o que já estão no campo de trabalho?

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  4. Ah, uma coisa que lembrei e não foi comentado na síntese: os registros de imagens de situações do cotidiano que precisem/demandam conhecimento matemática para compreender, em especial ligados aos conteúdos de Números e Operações e Tratamento da Informação. Esse registro pode ser feito a partir de câmeras de telefones celulares, tablets, laptops, câmeras fotográficas... o que for mais fácil.
    []s

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  5. A síntese ficou ótima, parabéns meninas.É de suma importância tomarmos conhecimento desse ducumento para fundamentar nossa prática pedagógica, respeitando o limite de cada criança e propondo atividades voltadas para desenvolver as potencialidades de nossos alunos.Precisamos explorar mais o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil para que possamos desenvolver um trabalho que vise o desenvolvimento integral das crianças.

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    1. Ótimo trabalha meninas, apesar de não ter ido a aula com o relato de vocês posso participar da discussão. Gostei muito do comentário das meninas e concordo com elas, principalmente com a Paloma quando fala "como o RCN é pouco trabalhado durante nossa formação no curso de Pedagogia". Acredito que ao planejar uma aula o educador deve consultá-lo para que possa ser trabalhado atividades no nivel da criança. Sabemos que isso não acontece, podemos pensar onde está a falha: na universidade que não trabalha com muita importancia esse documento, a escola que sobrecarrega o professor de atividade e por falta de tempo ou cansaço esse o faz de qualquer jeito ou ainda do próprio professor que por comodismo reproduz o mesmo planejamento do ano anterior, sem considerar as características da turma e suas necessidades com bem ressaltou a Giselle?

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  6. Da aula 03 o que me chamou mais atenção foi saber que grande parte dos alunos e dos professores não conhecem o RCN.
    Percebi a partir dessa aula o quanto esse documento é essencial e indispensável na vida de um docente e discente, pois com a ajuda desse material conseguimos elaborar mais rapidamente e com melhor qualidade atividades voltadas para o desenvolvimento do aluno

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Com os referenciais, é possível ver mais claramente como viabilizar atividades que envolvam a matemática para as crianças da educação infantil. Com alguns pontos do referencial por exemplo, percebemos que atividades matemáticas devem ser desenvolvidas de forma a integrar elementos comum à vivência das crianças, que possam ter objetos físicos para facilitar esse aprendizado e o desenvolvimento dessas operações se torne algo real para elas.

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  9. Assim como a Claudivania, o que mais me chamou a atenção é que apesar de estarmos cursando o quinto semestre de pedagogia, poucas pessoas já tinham ouvido falar do RCN (Referencial Curricular Nacional)uma ferramenta indispensável para o professor na sala de aula. Não podemos negar que todos os conhecimentos que nos foram oferecidos até agora por todas as disciplinas que fizemos são de grande valia, de valor inestimável, porém a apresentação do RCN a nós deveria ter ocorrido senão em todas pelo menos na maioria das disciplinas, pois chegamos inexperientes, novatos em todo este saber, e não sabemos a real importância que o Referencial Curricular Nacional tem em nossa prática pedagógica. Ou como vimos, muitos se quer sabem de sua existência.

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  10. É de grande importância o acesso ao referenciais curriculares, porém mais do que ter acesso a ele é ter preparo para trabalhar segundo suas orientações. Acredito que deveriam ser desenvolvidos projetos para preparar os professores para trabalhar de maneira inovadora em sala de aula. Por vezes parece que estamos muito bem fundamentados teoricamente, mas quando temos que tornar nosso conhecimento prático acabamos ficando perdidos.
    Gostei da aula desse dia, pois tive a oportunidade de poder tentar unir as orientações do RCN a uma atividade em sala. Pude assim refletir sobre a minha prática como pedagoga até hoje e como quero que seja daqui para frente.

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