sábado, 23 de março de 2013

Síntese da Aula 04 (21/03/13)

A aula iniciou com o professor ressaltando a importância dos alunos comentarem as sínteses no blog, pois a ultima síntese postada teve pouca adesão dos alunos. Assim sendo, o professor destacou a importância desse instrumento e o que foi acordado com a turma em relação aos comentários.

Para a aula desse dia o professor trouxe slides para ilustrar sua explicação, porém antes da exposição do conteúdo fizemos o resgate do que houve aula passada. A equipe que elaborou a síntese da aula em questão puxou a discussão que girava em torno do Referencial Curricular Nacional (RCN) foi ponderado que uma das principais características apresentadas por este aparato legal refere-se ao “conhecimento prévio aluno”, ressaltando as experiências dos alunos em espaços educacionais não formais.

Outro ponto apresentado na discussão girou em torno de que no RCN possui uma linguagem mais clara que a dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) por conta que o RCN já apresenta as atividades a serem elaboradas e pelas series trabalhadas com este instrumento. Já o PCN traz uma contextualização historia e em seguida apresenta os objetivos propostos.

Terminada a discussão o professor fez a seguinte pergunta “O que é currículo?”, assim começamos a refletir com base no PCN o que vem a ser o currículo. Desse modo, constatamos que entendendo o currículo como prática social o mesmo deverá abordar aspectos que qualifiquem a Matemática para exercício pleno de cidadania, assim percebemos que o alunos estejam apto a calcular, medir, raciocinar, argumentar etc. Leno até trouxe um ilustração para este trecho exemplificando através do “Black Friday Brasil”.

Entendida na escola o professor passar a ser o principal intermediador pois a ação matemática nesse meio possui “intenções pedagógica” então para isso o professor precisa estar ciente da natureza dessa ciência identificando sua principais características, a vivência do aluno quanto a Matemática, tenha clareza do conteúdo a ser trabalho e por fim faça a transposição didática.

Em seguida foram apresentados os ciclos e os blocos de conteúdo a serem trabalhados. Terminada as explicações o professor expôs seis vídeos que ilustravam diferentes conteúdos e ciclos, para isso era necessário nós analisarmos cada um> Porém os vídeos foram distribuídos entre seis equipes a serem formadas, cada equipe ficou com um vídeo e a orientação era de cada equipe deveria elaborar uma atividade complementar a que foi exposta pelo vídeo. Já para a próxima aula o professor solicitou que cada equipe escolhesse um tema que contextualizasse a historia da matemática. As equipes ficaram distribuídas da seguinte forma:

1 -    Kasssius, Edilayne, Amanda, Bruna e Vanessa – Egípcios;

2 -    Iara, Ana Clara, Paula, Aline Cristina, Juliana e Claudivânia – Babilônios;

3 -    Paloma, Jaíne, Danielle, Amanda Cavalcante, Aline Morgana – Maias;

4 -    Camilly, Andrea, Ana Cristina, Barbara – Romanos;

5 -    Kedma, Lucileide, Nayanny, Gisele, Sâmia, Liliane – Gregos;

6 -    Kamilla, Jaqueline, Roberta Reinaldo, Tatiane – Chineses;

OBS: a ordem das equipes refere-se também a ordem dos vídeos a serem analisados.


Equipe: Kassius Augusto, Bruna Isabel e Edilayne Maia



10 comentários:

  1. Oi pessoal,
    Parabéns pela síntese! Peço, apenas, que revejam a construção do 5º parágrafo, pois ficou um tanto quanto confusa.
    []s

    ResponderExcluir
  2. Entendo por transposição didática como um saber (conhecimento) que deve ser ensinado para o aluno e a capacidade que o professor possui de fazer com que tal conhecimento seja assimilado. Gostei muito da síntese, parabéns! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, só que você é ainda mais suspeita para elogiar a síntese, hein? (rsrsrs). Mas legal o destaque que você deu a transposição didática.

      E os demais, o que têm a acrescentar?

      []s

      Excluir
    2. E é nesse sentido Bruna ;), pois a Transposiação Didárica pode ser entendida como a passagem do saber científico ao saber ensinado. Ocorre portanto uma transformação do saber, que se torna outro em relação ao saber destinado a ensinar.
      Na minha opinião está longe, muito longe, de nossos professores atuais, que assumem salas do ensino infanril e fundamental, adotarem junto a sua metodologia a Transposiçao Didática, principalmente no ensino da matemática, uma disciplina que exige muito raciocínio do aluno e muitas vezes torna-se uma disciplina chata, cansativa e de abstrata compreensão.
      Foi uma ótima síntese!!!

      Excluir
  3. Um momento que gostaria de destacar foi o da apresentação do PCN de matemática.Aprender e ensinar matemática no ensino fundamental não é uma tarefa fácil, daí a importância de conhecermos esse documento. Gostaria de enfatizar o papel do professor no ensino da matemática que vai muito além de apenas transmitir conteúdos.De acordo com o PCN conforme visto aula passada é de suma importância que o professor identique as principais características dessa ciência, conheça a história de vida de seus alunos, tenha clareza de suas próprias concepções a respeito da matemática e por fim pratique a transposição didática, este último já bem ressaltado pelas meninas.

    ResponderExcluir
  4. Como na aula passada achei muito interessante o professor ter nos questionado o que nós entendemos por currículo, fiz uma breve pesquisa sobre o assunto e descobri:

    1. Não é tão fácil achar significado para a palavra currículo, a não ser que ela esteve composta por uma segunda palavra, como por exemplo, Currículum Vitae e componente curricular.

    2. Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Curriculum_vit%C3%A6):
    O curriculum vitae (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

    O curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego.

    A entrega do currículo é apenas a primeira fase da admissão em uma instituição, as fases posteriores compreendem em entrevista e prova de conhecimentos.

    3. E, também segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Componente_curricular):

    Chamamos de componente Curricular a matéria ou disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

    No Brasil o componente curricular pode ser denominado de matéria, disciplina ou cadeira.

    Acredito que minha breve pesquisa pode nos ajudar muito porque o currículo faz parte da nossa vida social e creio que seja de bom grado sabermos seu significado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, Gisele e Claudevânia,
    Interessante as colocações de vocês. Mas estou preocupando com a presença e participação dos demais...
    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal,
      Nossa proposta de atividade é bem simples e de fácil entendimento....Segue abaixo!!!Boa leitura ;D

      ATIVIDADE: Somando , subtraindo e comparando ( noções de adição, subtração e comparação de valores).

      CONTEÚDO: Aprendendo a explicar. As crianças já dominam a adição e a subtração, mas ainda estão aprendendo a explicar a prática do seu conhecimento.

      DESENVOLVIMENTO
      Respondendo as seguintes perguntas:

      1)João ganhou 50 bilas dos pais, 100 bilas dos primos e 5 bilas do irmão mais velho. Quantas bilas João ganhou no total? Como você chegou a esse resultado?

      2)João decidiu então dar 20 bilas para o irmão caçula. Com quantas bilas João ficou? Como você chegou a esse resultado?

      3)Faça um x na alternativa que representa o conjunto de moedas que tem o mesmo valor de 1 Real: (alternativas com desenhos de moedas enfileiradas)

      4)Vamos fazer uma entrevista?! Com o auxílio da sua professora escolha um colega na classe e faça as seguintes perguntas:

      a)Como você descobriu o total de bilas do João?
      b)Quantas bilas restaram após João doar 20 bilas ao irmão caçula?
      c)Foi difícil responder a pergunta número 3? Por que?

      As crianças estão sendo instigadas a pensar no porquê deles colocarem aquela resposta. No segundo momento da atividade eles também questionarão um colega e com isso ocorrerá uma troca de saberes, descobriram novos caminhos para chegar a uma mesma resposta.

      ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
      No primeiro ciclo do ensino fundamental alguns dos objetivos da matemática são:
      • resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
      desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução,
      intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos
      matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
      • comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e
      apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas,
      fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e
      diferentes representações matemáticas;
      • interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente
      na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
      O professor deve ter como meta o alcance desse e dos demais objetivos. Observando sempre se a atividade proposta possui raízes no objetivos do ciclo trabalhado e se servirá de apoio para o aprofundamento do aprendizado.

      INTERVENÇÃO DO PROFESSOR
      O Professor sempre auxiliando a turma de uma forma dinâmica e lançando desafios para a criança tentar explicar o que ela está fazendo, como ela está fazendo, e também trazendo as respostas do restante da turma para uma contribuição coletiva .

      CONCLUSÃO
      O Professor não deve menosprezar o conhecimento ou a realidade do aluno, mas também não pode limitar-se a isso. O educador deve utilizar este conhecimento como base para a construção de novos conhecimentos.

      Excluir
  6. Olá pessoal. Complemantando a atividade do video da aula de "Proporcionalidade" sugerimos essa atividade como complementação do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula:
    Atividade: Quantos Livros?

    CONTEÚDO
    -Proporcionalidade.

    DESENVOLVIMENTO

    -Apresente o enunciado: “A escola comprou
    150 pacotes com 4 livros em cada um.
    Quantos livros a escola recebeu?”

    -ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
    Na faixa etária de 8 e 9 anos, os pequenos
    resolvem certos problemas multiplicativos
    mesmo sem dominar nenhuma estratégia
    de cálculo nem o algoritmo convencional.
    Estimule-os a discutir todas as utilizadas
    para que cada um desenvolva sua própria
    maneira de resolver a questão.
    INTERAÇÃO DOS

    -ALUNOS COM A ATIVIDADE

    A primeira estratégia da criança é tentar
    contar elemento por elemento. Isso pode
    ser eficiente para resolver problemas
    como o apresentado na atividade do
    carrinho (acima). Mas a contagem agora
    é desvantajosa pela magnitude do
    número envolvido. É hora então de
    aprender a multiplicar os termos.

    -INTERVENÇÃO DO PROFESSOR

    Na discussão sobre a pertinência
    das estratégias, desafie a turma a usar
    as que sejam mais econômicas que
    a contagem.

    -OBSERVAÇÃO

    O procedimento de somar 150 + 150 +
    150 + 150 está apoiado na propriedade
    comutativa. As crianças utilizam as
    propriedades das operações muito
    antes de saber nomeá-las ou percebê-las
    como um conceito. Para que se inicie
    o caminho dessa formulação,
    pergunte, por exemplo:
    150 são os pacotes ou os livros?
    Se você somar os pacotes saberá
    a quantidade de livros?

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal,
    Apresentamos a nossa proposta de atividade embasada no vídeo da proporcionalidade...

    http://pt.scribd.com/doc/133942191/Questao-Dennys

    ResponderExcluir